Notícias

UFV de Rio Paranaíba inicia exames de covid-19

A Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba, a UFV-CRP, iniciou  os exames de covid-19. O laboratório da instituição foi credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

Segundo o diretor da UFV-CRP, Renato Ruas, foram realizados dez exames. Os funcionários do laboratório foram testados e todos os resultados deram negativos. Esses primeiros exames foram uma espécie de ‘piloto’.

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) ainda não entregou os kits para a realização dos exames, contudo a UFV, adquiriu, com recursos próprios, 1000 kits. O investimento foi de quase 500 mil reais.

Renato Ruas destacou que a partir de agora as amostras serão encaminhadas pelas secretárias de saúde dos municípios da região. Nesta primeira fase serão priorizadas as cidades próximas a Rio Paranaíba.

O protocolo estabelece que seja feito uma contraprova, ou seja, dois exames são necessários para um resultado final. O primeiro será feito no laboratório de Rio Paranaíba e o segundo em Belo Horizonte.

O coordenador do Laboratório de Diagnósticos Moleculares, Profº Rubens Pasa, explicou como são feitos os exames. Ele também destacou que os profissionais utilizam equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e óculos para evitar uma infecção durante a manipulação das amostras.

Além dos exames, a UFV está produzindo álcool 70% glicerinado e máscaras. O Ministério Público Federal de Patos de Minas repassou R$ 157 mil para ajudar a instituição na produção. Renato Ruas informou, em entrevista ao Triângulo Notícias, que o Ministério Público do Trabalho de Patos de Minas, também firmou uma parceria e ajudará na adquisição de insumos.

Por: TN/ Foto: Divulgação (UFV/CRP)

Deixe seu comentário