Notícias

É nesta terça-feira: Abertura Nacional da Colheita do Milho 2019/2020

O maior estado produtor de milho na segunda safra, Mato Grosso, vai sediar a Abertura Nacional da Colheita do Milho 2019/2020, que acontece nesta terça-feira, 16, a partir das 10h. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os produtores mato-grossenses deverão colher 33,93 milhões de toneladas do cereal, uma alta de 9,3% em relação ao volume colhido no ciclo anterior, de 31,04 milhões de toneladas.

A produção de milho no estado tem crescido nos últimos anos e agregado renda aos produtores rurais. “O milho se tornou uma cultura de extrema importância para o Mato Grosso, fundamental para a economia do estado. Nem podemos mais falar em safrinha, temos uma segunda safra, que pode chegar a 33 milhões a 34 milhões de toneladas, apesar dos problemas climáticos registrados na região Oeste”, afirma o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Antônio Galvan.

O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Gutemberg Carvalho Silveira, também reforça a importância da cultura do cereal na economia mato-grossense. “Temos uma extensa área plantada com o milho no estado e, além do destino para a produção animal, exportação do grão, temos também a produção de etanol de milho, agregando valor”, destaca.

Ainda de acordo com relatório da Conab, a área destinada ao plantio do milho nesta temporada foi de 5,41 milhões de hectares, um aumento de 11,2%, frente à área cultivada no ciclo passado, de 4,86 milhões de hectares. “Nesta temporada tivemos um veranico, que atrasou um pouco o plantio em duas semanas, por isso, o ritmo da colheita está abaixo do registrado no ano passado, mas considerando os últimos cinco anos, está tudo normal e colheremos uma grande safra”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, e um dos apresentadores do evento.

Abertura Nacional da Colheita do Milho

Pela primeira vez, o Projeto Mais Milho vai acompanhar as máquinas em campo diretamente da Fazenda Águas de Chapecó, dos irmãos Caneppele, em Nova Mutum, em um evento multiplataforma, conectando pessoas em vários pontos do Brasil.

Devido à pandemia de Covid-19, o evento, comandado pela apresentadora Kellen Severo e por Glauber Silveira, será realizado com autorização da prefeitura do município de Nova Mutum e dentro das normas estabelecidas para o controle do novo coronavírus.

No evento serão debatidos importantes temas da cadeia produtiva, com representantes do mercado, indústria, setor de rações, etanol de milho, pesquisas e clima. Participam das discussões o diretor executivo de commodities da Seara, Arene Trevisan; o presidente-executivo da Abiove, André Nassar; o presidente da Unem, Guilherme Nolasco; o presidente-executivo da CropLife Brasil, Christian Lohbauer; o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari; e o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães.

A realização do evento é da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) , Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e Canal Rural, com apoio institucional da Croplife Brasil.

Você não pode ficar de fora! No dia 16 de junho, às 10 horas, em todas as plataformas do Canal Rural, assista a Abertura Nacional da Colheita do Milho safra 2019/2020, diretamente de Nova Mutum. E, após o evento, acompanhe pocket show do Leo Chaves nas redes sociais do Canal Rural.

Deixe seu comentário